quarta-feira, 29 de julho de 2015

DENUNCIA PARA O MPT - SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BANANEIRAS


PREZAD@S, NOVA DEMANDA PARA O CEDH-PB, VINDO DE BANANEIRAS!


"Conforme combinado estou enviando uma síntese do que vem a ser denunciado no MPT pelo CEDH. É o seguinte:  Segundo  a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bananeiras, todos os sindicatos no estado da Paraíba, está fazendo um recadastramento de todos os aposentados rurais. Que este recadastramento é para atualizar os dados dos aposentados porque a Polícia Federal vem fazer uma inspeção no sindicato - esta foi a fala da presidente para mim no dia que fui me orientar. Depois que faz o recadastramento em nova ficha, ela envia o aposentado para a tesouraria e lá é negociado o débito. Esse débito se dá quando o trabalhador se aposenta e deixa de contribuir para o sindicato. Então, se o mesmo se aposentou há cinco ou dez anos atrás e deixou de contribuir, o sindicato vai negociar o débito. Conheci pessoas que negociaram débitos de mais de quinhentos reais, outras valores menores. O que vi, foi muita gente revoltada. Gente que fez empréstimo consignado para pagar o que não deve. Gente pobre, idosa, doente, tirando da boca para pagar o que não deve. Fiz um contato pelo rádio com a presidente e, está quis sair pela tangente dizendo que nada cobrava pelo tal recadastramento. Mas, continua infernizando a vida dos aposentados.

Eu disse para ela que os aposentados não são obrigados a pagar nada ao sindicato, primeiro: porque segundo o artigo 8º. da Constituição Federal, é livre a associação profissional de Sindical, e o que ela está obrigando os aposentados a continuarem sindicalizados, quando os mesmos não são mais trabalhadores rurais e estão sendo obrigados a contribuir porque ela está fazendo terror no momento que fala na PF.  Segundo: diz o inciso III do artigo 8º. que ao Sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Todos sabem que os sindicatos rurais sobrevivem da miséria de seu associado, a começar pela falta de interesse de ajudar a categoria. São coniventes com grandes escritórios de advocacia, dificultam o encaminhamento das aposentadorias, etc e etc. 
Laurinha, confio em voce. Espero que consigamos acabar com essa bandidagem. Ah! já ia esquecendo de dizer, a presidente me disse que o presidente da federação que o conheço por CABOUQUIM é o responsável por essa ideia. Conclamo o CEDH para abraçar essa causa." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário