sexta-feira, 10 de julho de 2015

LONGE DE LAURA INVEJA A REGIÃO QUE A POSSUI - Petrarca

    Soneto de Francesco Petracco (Petrarca)         

     Longe de Laura inveja a região que a possui
     

    Nem ave em ninho ou fera em selva obscura
    Houve triste como eu no apartamento
    Desde que se afastara o encantamento
    Do sol que o meu olhar sempre procura.
     
    Tenho o pranto por única ventura,
    É dor o riso e absinto o mantimento,
    E eu vejo turvo o claro firmamento,
    E o leito é campo de batalha dura.
     
    O sono é na verdade qual se diz
    Irmão da morte e o peito nosso priva
    Deste doce pensar que sempre o aviva.
     
    Só no mundo felice e almo país
    Verdes ribas e flórido recanto,
    Vós possuís o bem que eu choro tanto.

                                                                                        Petrarca
                                                                      (Tradução de Almansur Haddad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário