quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A JOVEM ADJANE FERREIRA MORREU POR RACISMO INSTITUCIONAL NO CÂNDIDA VARGAS

A jovem Adjane Ferreira
Prezad@s, até segunda - feira encaminho esta demanda para o Ministério Público apurar e também vou pedir para a Secretaria de Saúde abrir sindicância contra o funcionário. Só espero que não seja igual as dos Estado como aquele caso de racismo institucional do Bom Pastor, que também além de crime de tortura praticado por Cinthya Almeida defendida por pseudo-feministas, cometeu racismo institucional porque Adriana de Paiva Rodrigues era negra e chamada pela torturadora de "macaca" e "negra safada" o tempo todo. Por que falo isso? Porque nessa sindicância a qual me refiro não afastaram a sindicada e não quero que isso aconteça na Cândida Vargas. Avante. Abaixo, texto da jornalista Fabiana Veloso:


TEXTO DA JORNALISTA FABIANA VELOSO
"Mais vítima do racismo institucional. Adjane Ferreira morreu nesta terça-feira de um ataque cardíaco fulminante. Grávida, ela procurou o hospital municipal Cândida Vargas, em João Pessoa-PB, na madrugada daquele mesmo dia, e recebeu um "carão" do médico que disse não ser um caso de urgência e que ela deveria ter ido para o postinho da sua região. Recebeu soro e foi liberada.
A jovem de 29 anos tinha uma saúde bastante frágil. Ela sofria de pressão alta, diabetes, artrose e problemas da tireoides, entre outros. Além disso, ela estava com sintomas de infarto a vários dias. E por estar grávida necessitava de uma atenção mais especial. No entanto, não obteve nem a atenção "normal" do sistema público, que qualquer pessoa necessitaria ao sentir-se mal pós acioná-lo.
Curioso é que no seu relatório de óbito nem consta que ela estava gravida. Ou seja, menos um número no percentual de vítimas de negligência médica entre gestantes na Paraíba.
A jovem negra, mulher pobre e relações públicas, morreu de racismo. O mesmo racismo que faz milhares de vítimas todos os anos no mundo, no Brasil, na Paraíba, em João Pessoa. Casos tão tristes como o dela acontecem com a mesma frequência da hipocrisia que acompanha políticos que dizem estar tudo bem na saúde pública, que os usuários inventam doenças ou que fazem exames desnecessários, a exemplo do nosso ilegítimo ministro da saúde e nosso secretário municipal de saúde de João Pessoa."
 

3 comentários:

  1. gente onde esta o racismo?ai foi negligencia medica isso aconteceu comigo tbm nesta maternidade do inferno

    ResponderExcluir
  2. Eu estava em trabalho de parto. Fui sozinha a Frei Damião, onde me deram O citosina , que segundo a médica era para reduzir a dor e fui mandada para casa. Fui de ônibus para Cabedelo, onde pari meia hora depois de chegar.

    ResponderExcluir