segunda-feira, 10 de outubro de 2016

AINDA SOBRE O PONTO DE CÉM RÉIS E A IGREJA DE N. SRA. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
PREZAD@S, NOVAS OBSERVAÇÕES TRAZIDAS SOBRE A DESTRUIÇÃO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS EM 1923-24, PARA A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA VIDA DE NEGREIROS PELO PREFEITO DA CAPITAL WALFREDO GUEDES PEREIRA E SOBRE ARTEFATOS INDÍGENAS QUE FORAM ENCONTRADOS QUANDO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970, FOI DADA OUTRA ARQUITETURA À PRAÇA VIDAL DE NEGREIROS, TAMBÉM CONHECIDA POPULARMENTE COMO PONTO DE CÉM RÉIS. DESTA VEZ A CONTRIBUIÇÃO É DE LUCIENE ARAÚJO, UMA DAS MULHERES COM MAIOR CARGA DE LEITURA DO ESTADO DA PARAÍBA. APENAS COMPLEMENTANDO, OS ARTEFATOS PODERIAM SER DOS TABAJARA QUE TINHAM ALDEIAS NA ATUAL ILHA DO BISPO COMO TAMBÉM DOS POTIGUARA EM LUTAS CONTRA OS TABAJARA:

"Quando escavaram o fosso para o viaduto Damásio Franca, encontraram ossos e artefatos indígenas, provavelmente de indígenas Potyguara, depois abafaram. Essa Igreja do Rosário dos Pretos foi construída em 1697 - Séc. XVII pela Irmandade Nossa senhora do Rosário dos Pretos que dava assistência social e à saúde da comunidade negra e li em algum lugar que também tinha cemitério, não sei se era lá mesmo. Em 1920 o Pref. Walfredo Guedes Pereira iniciou essa demolição e de todo seu entorno para fazer essa Praça Central inaugurada em 12 de outubro de 1924 - foram demolidos ainda o juízo federal, o cinema Morse, e umas 12 taperas. Registram que a precipitação na demolição das Igrejas e Conventos, seus hospitais etc. se iniciou depois da sanção da Lei de 20 de abril de 1911 que decretou a separação do Estado e da Igreja, rompendo-se com memória histórica de mais de 2 séculos, sendo abocanhado esse patrimônio físico, humano e social." Luciene Araújo

VEJAM QUE AMANHÃ A PRAÇA VIDAL DE NEGREIROS COMPLETA 92 ANOS DE EXISTÊNCIA. AINDA IREMOS APROFUNDAR MAIS OS DEBATES E PEDIMOS A TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS NA HISTÓRIA DA NOSSA AMADA JOÃO PESSOA QUE COLABOREM.

CORDIALMENTE,

LAURA BERQUÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário