segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CONTRIBUIÇÃO DE WILTON CÉSAR LEITÃO: PRAIA DE TAMBAÚ

Foto da Praia de Tambaú na década de 50..
Prezad@s, venho trazer mais uma colaboração de Wilton César Leitão. Fala Wilton sobre a praia de Tambaú ao tempo da foto ao lado:
"Nessa época tambaú era toda extensão costeira que ia do Elite Bar até a Barreira do Cabo Branco. Note-se que esta foto deve ter sido tirado do alto da barreira que hj é o bairro do altiplano..(foto do Acervo de Hudson Azevedo. "A Cidade em Movimento")"

 Pois bem pessoal, apenas para complementar a informação trazida por Wilton, o que hoje corresponde à praia de Manaíra era chamada de Praia de São Gonçalo e o bairro de Manaíra era um bairro que possuía várias lagoas pequenas, focos de malária até os anos 1950, segundo li em algum livro que não me recordo.
Sobre a praia de Tambaú, Gilvan de Brito na sua obra "Opus Diaboli", livro que aborda as tragédias ocorridas no Estado da Paraíba, com especial atenção para a qual o autor testemunhou (Tragédia da Lagoa - 25.08.1975) traz a relação dos navios naufragados na costa paraibana. Segundo o site  do Hotel Caiçara (http://hotelcaicara.com/paraiba-tem-cemiterio-de-navios-naufragados-que-podem-ser-vistos-pelos-turistas/) exatamente na Praia de Tambaú naufragaram e se encontram os seguintes navios:
"A nove quilômetros da costa, e em profundidades que variam de 10 a 35 metros , estão naufragados os navios Ship Eriê, de bandeira americana (1873), o inglês Alice (1911) e o espanhol Alvarenga (1926). O Eriê, que naufragou após a ocorrência de um incêndio em suas máquinas, até a década de 1980 era conhecido como o “Queimado”. Na Praia do Poço, em Cabedelo, estão o vapor Santa Clara (1865) e o iate Laura (1874)." (Hotel Caiçara).

Laura Berquó

Nenhum comentário:

Postar um comentário